José Monteiro Soares Filho

21/08/1894 — 05/1952
A brief biography

Ancestors


José Monteiro Soares Filho 1894 — 1952
Click on any name to see their biography
   


Some relatives are only visible after you log in

Italia Ciribelli 1892 — 1954  

José Monteiro Soares Filho


Born in 1894, the year Presidente Prudente de Morais assumed the Presidency, and died aged fifty-seven in 1952, the first year of the term of Presidente Getúlio Vargas


Vassouras

José Monteiro Soares Filho nasceu em Vassouras (RJ) no dia 21 de agosto de 1894, filho de José Monteiro Soares e de Francisca de Oliveira Soares.

Estudou no Colégio Diocesano São José, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, ingressando depois na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais dessa mesma cidade. Em 1914, quando se realizavam eleições no estado do Rio de Janeiro, apoiou a candidatura vitoriosa de Nilo Peçanha para a presidência estadual. Fundou o Centro de Acadêmicos Fluminenses e percorreu o interior do estado do Rio, organizando caravanas. Nessa época fundou o Correio de Vassouras e A Voz da Barra e dirigiu O Estado do Rio e O Vassourense.

Filiado ao Partido Republicano do estado do Rio de Janeiro, elegeu-se deputado estadual em 1915. Bacharelou-se em dezembro do ano seguinte, passando a advogar em várias comarcas no interior do estado. Membro da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia nessa legislatura, reelegeu-se no pleito seguinte e tomou parte nas reformas constitucionais de 1917 e 1920, nos governos Nilo Peçanha (1914-1918) e Raul Veiga (1918-1921). Foi o principal autor da Lei Orgânica das Municipalidades e foi membro da comissão elaboradora do Código Judiciário do estado do Rio. Deixou a Assembléia em 1921.

Em 1929 elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Vassouras, exercendo o mandato até outubro de 1930, quando foi destituído pela revolução que depôs o presidente da República Washington Luís. Em 1932 integrou o Conselho Consultivo de Vassouras e no pleito de maio de 1933 elegeu-se deputado pelo Rio de Janeiro à Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Popular Radical (PPR), que reorganizou o antigo Partido Republicano Fluminense. Assumindo a cadeira em novembro desse ano, participou dos trabalhos constituintes e apresentou emenda ao capítulo da Justiça Eleitoral que foi incorporada à Constituição. Após a promulgação da nova Carta (16/7/1934) e a eleição do presidente da República no dia seguinte, teve o mandato prorrogado até maio de 1935. Em outubro de 1934 reelegeu-se deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, exercendo o mandato até novembro de 1937, quando o Congresso foi fechado com o advento do Estado Novo.

Com o início do processo de redemocratização do país em 1945, elegeu-se no pleito de dezembro desse ano deputado pelo Rio de Janeiro à Assembléia Nacional Constituinte, na legenda da União Democrática Nacional (UDN), de cuja comissão executiva foi membro. Assumindo a cadeira em março de 1946, participou dos trabalhos constituintes, e com a promulgação da nova Carta (18/9/1946) passou a exercer o mandato ordinário. Nessa legislatura foi membro da Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Câmara e vice-presidente da Comissão de Inquérito sobre Arrecadação e Aplicação das Rendas dos Institutos de Previdência. Reeleito deputado federal pela UDN fluminense em outubro de 1950, foi líder da UDN a partir de março de 1952 e da minoria a partir de maio desse mesmo ano.


Vassouras


Alberto Torres

Foi também secretário do Interior e Justiça, de Segurança e de Educação e Saúde no estado do Rio de Janeiro. Professor e jornalista, colaborou com O Estado de Niterói, A Tribuna e O Diário Carioca, jornais do Distrito Federal. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e fundador da Sociedade Amigos de Alberto Torres.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 24 de maio de 1952, em pleno exercício do mandato.

Publicou Aspectos econômicos e sociais do Rio de Janeiro, Conceitos do parlamentarismo, Formação de poder e leis eleitorais e Justiça eleitoral e eleição direta.


The Monteiro Soares Filho family needs you!

Help build a collection of images, documents and recollections for the benefit of future generations.
Apply for a FREE trial account today!
Get Started!


Latest Updates

Alfredo Da Silva

A Brief Life
As later in life his mother Alice referred to his brother João as her only male son and his baptism record contained the words sub condicione it is assumed...

217 relatives found

Clemencia Dos Reis is the latest relative on the Pereira da Silva website - thanks to Tim Richardson for this contribution.
To find any relative, check out the Names page.

Tim da Silva

Tim da Silva is the latest Pereira da Silva to join - welcome!