Welcome to the Pereira da Silva Library DOCUMENT SECTION

Document Request: A primeira vereadora fluminense
Document Description: CONSIDERAÇÕES DA SRA. ITÁLIA SOARES. ELEITA PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE VASSOURAS
Transcription URL: https://pereiradasilva.surnametree.com/library/vdocs/D_18#18
Document Transcription:
Cumprindo a letra constitucional do Estado do Rio, os 49 municipios fluminenses elegeram, no dia 5 de julho, os vereadores que devem compor suas Câmaras Municipaes e os prefeitos que devem substituir os que estavam nos postos como depositarios da confiança do governador, execpção aberta quanto ao prefeito de Nitheroy, que nesta primeira legislatura ainda sera dc livre escolha do executivo estadual.
Diversos municípios, conforme lemos divulgado já installaram as suas Câmaras c estão sendo governados pelos eleitos pelo povo. Domingo, constltucionalizou-se Vassouras, que incluiu dentre os seus edis uma senhora, a esposa do secretario do Interior e Justiça, sr. Soares Filho, que é natural daquelle município.
Presidiu a céremonia o juiz de direito que deu posse aos seguintes' vereadores: Itália Soares, Edgard Ballard, Manoel Francisco Bernardes Netto, José Teixeira Portella, Telemaco Gomes da Cruz, Antonio Soares Vieira, dr. Carlos Nabuco dc Araújo, Francisco Gomes dos Reis Sobrinho, Sylvio Guimarães, .Vario Bernardes Pinheiro, Edmundo Bernardes, Manoel dos Reis Carvalhido e João Ribeiro Nunes.
Empossados os vereadores eleita a Mesa directora dos trabalhos, teve logar a posse do prefeito Bonifacio de Macedo Portella.

PALAVRAS DA PRIMEIRA SENHORA ELEITA PELO POVO' FLUMINENSE

Nas eleições municipaes, diversas foram as senhoras candidatas as Câmaras Municipaes mas, até agora, a única eleita é a sra. Italia Soares, que, por signal, foi de todos os vereadores o mais votado.
Sclente dos seus preparativos para a posse, fomos procural-a, no Canto do Rio, em Icarahy, onde o secretario da Justiça fluminense tem installada a sua residência.
Após vencermos os primeiros obstaculos decorrentes de sua modestia fez-nos a vereadora as seguintes declarações:
— "Se o feminismo não se tem tornado uma realidade em nosso paiz com a emancipação política da mulher e sua relativa alforria civel eu não seria feminista.
Sou das que pensam que a mulher nasceu para o lar e para a vida de familia, cabendo-lhe exercer seducao ou pela belleza, ou pela graça ou pela bondade associadas a virtude que e o perfume moral a dimanar-lhe do ser.
Quero com isso dizer que o “meu feminismo” está condicionado a estas idéas e a sua propria existencia legal. Chamada a servir como vereadora derei o meu concorso à Camara de Vassouras, municipio que é o berço natal do meu marido, tambem politico ali. Recebi elevado numero numero de suffragio, tendo sido mesmo — em meio dos cadidatos — o mais votado.
Indicada por chefes prestigiosos, urnas unanimes sagraram-me o nome. Não o digo por vaidade, mas satisfeita com o apoio de um eleitorado independente a uma expiracao que nunca alimentei e que se traduziu na honorosa investitadura que acetei.
Na realidade vassourense — de tão nobres tradições — collaborarei pelo bem colletivo zelando pela boa applicação das rendas publicas. Quanto a isto posso assegurar que confio nas minhas forças e na minha experiencia de dona de casa — que a sabe dirigir como esposa e como mãe.
Em nosso amigos vitems havia inscripcoes da economia. Lembro-me de duas: “Vintem ganho vintem poupado” e “A economia é a base de prosperidade”. São velhas expressões proverbiaes que apesar de sua trivialidade podem merecer a attenção dos que lidam com a coisa publica.
Oxalá houvessemos conservado nas moedas esse velho estylo educativo:
De forma que, fóra desse proposito, só estarei de acordo com as medidas e providencias extritamente necessarias ao desenvolvimento da historia communa fluminense, sem planos sumptuarios, quinquenais ou não …
Sentinela do erario! Ela o posto que cobiço. Simples de habitos, essa simplicadade se afina com os desejos que alimento de igual o povo de Vassouras.
As mulheres votam e são votaveis e, por semelhante motivo, comparticipam das assembleias legislativas e do governo. É de lei, embora eu as preferisse sob o tecto residencial, zelando pelo esposo e criando, acarinhando e educando os filhos” — concluiu a politica vassourense.

Return to Library